quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A importância do estudo da Música

(Resumo da palestra proferida na eMB em 29/11/2008)

Palestrante: Professor Jader G. Silva

Tema: "A importância de estudar música no contexto social, cultural e econômico."

A música é capaz de transformar a vida de uma pessoa e de uma sociedade. Comunidades que se envolvem com a música diminuem a incidência da criminalidade, evasão escolar, envolvimento com drogas e violência em geral.

A música contribui para a concentração e determinação, além de fortalecer valores como amizade e humanismo. Mesmo sem pregar ideologias é capaz de trabalhar o subjetivo das pessoas, e vem sendo utilizada inclusive em presídios para amenizar a agressividade dos detentos.

Após quatro décadas o Brasil terá novamente a música inserida no ensino escolar, isso porque em Agosto de 2008 foi aprovada pelo presidente Lula a lei Lei nº 11.769, que inclui a música como matéria obrigatória nas escolas de ensino básico (1ª a 8ª série) da rede pública e particular em todo o país. As escolas terão três anos para adequação à nova lei, e o que se pode notar é que certamente faltarão professores.

Pensando nisso a lei sofreu um veto no artigo que tratava da formação específica para os professores. Portanto, esse é o momento para iniciação, aperfeiçoamento ou profissionalização na área. O campo de atuação do músico é variado, seja como professor em escola de música, escola de educação básica, realização de shows, gravações em estúdios, etc.

As escolas de educação básica darão oportunidade a muitos jovens de descobrir o interesse pela música, além de desfrutar dos benefícios imediatos agregados ao estudo como mencionados acima.

Já as escolas de música terão o papel de aperfeiçoar o conhecimento daqueles alunos que descobrir o interesse em se aprofundar em música.

A indústria de instrumentos, áudio e acessórios serão diretamente beneficiadas, pois novos empregos e renda serão gerados aos brasileiros. Além disso, seremos consumidores mais atentos a quem faz música com responsabilidade e, sobretudo arte.

O estudo da música deve ser encarado com vocação, determinação e prazer. Resultados imediatos são buscas inúteis, pois a música é um projeto de vida e a transformação ocorre continuamente nas nossas vidas.

2 comentários:

ana disse...

Ótimo, muito excelente esta matéria. Me ajudou muito no meu TCC sobre o estudo da música. ( TCC de Pedagogia)

Escola de Música de Barueri disse...

Olá Ana. Fico feliz que o texto tenha sido bom para vc. Boa sorte.

Prof Lucas